o renascimento comercial e urbano
O
renascimento comercial na idade média beneficiou principalmente as
cidades italianas, alguns dos motivos foram:
»
Localização geográfica favorável ( Mar Mediterrâneo);
»
Fortalecimento das ligações comerciais com o Oriente, durante a 4ª cruzada,
onde se obteve o direito a distribuição de mercadorias orientais pelo
continente europeu.
Na Europa
Setentrional, o comércio ampliou-se na região dos mares Báltico e do Norte,
destacando-se a região dos Flandres, devido sua produção de lã.
As
regiões norte e sul da Europa foram interligadas pelas atividades comerciais
através de rotas terrestres e fluviais.
As feiras eram
os locais de compra e venda de produtos dos negociantes. Até o século XIV, as
feiras mais importantes eram na região de Champanhe, França.
Esse
comércio possibilitou o retorno das transações financeiras, o reaparecimento da
moeda, ou seja, deu vida as atividades bancárias.
Com
isso a terra deixava de ser a única fonte de riqueza e um novo grupo social
surge, os mercadores ou comerciantes.
» esgotamento
das terras: com o esgotamento de terras férteis, muitos camponeses se
viram sem alternativa de trabalho ou emprego. Por isso o comércio foi uma opção
achada por eles para s entrada nas atividades comerciais.
» Cruzadas: ajudou
a expandir as atividades comerciais, pelo menos por três motivos: os cruzados
não eram os únicos a irem as expedições cruzadistas, os viajantes mercadores
iam juntos, e assim serviam como abastecedores dos peregrinos com seus
produtos.
» O
contato com o Oriente: esse contato fez nascer o gosto pelos artigos
luxuosos, nos ocidentais, o qual fez ampliar largamente o consumo destes
artigos na Europa.
» O
enriquecimento dos nobres: estes iam para as cruzadas, aumentando a
riqueza em circulação.
Esse movimento de mercadorias, fez aumentar o consumo de produtos entre a
população. Criando assim um local permanente de venda e compra de produtos: as
feiras. Nestes locais a circulação de dinheiro era muito forte. As principais
feiras localizavam-se em Champagne, na França e em Bruges, na região dos
Flandres, na atual Bélgica.
Era
o ponto de encontro dos comerciantes do mar Mediterrâneo e do Báltico e do mar
do Norte. Com tantas saídas e direções, vinham comerciantes negociar seus
produtos. As maiores feiras se concentravam nessa região. Nas cidades de Laguy,
Provins e Troyes. Os proprietários de terras dessa região garantiam a
participação segura de mercadores originários de qualquer lugar.
Quando um cai outro se levanta! Quando Champagne começou a cair,Flandres tomou
a frente nos negócios. Passou a ser o principal núcleo comercial do mar do
Norte e do mar Báltico. Sendo a região mais destacada comercialmente.
As
cidades principais de comércio foram Bruges e Antuérpia.
Com
o aumento das atividades comerciais, surge os “defensores” dos interesses dos
comerciantes:
As Ligas ou Hansas: estas
defendiam os interesses dos comerciantes de várias cidades. As primeiras foram
formadas no século XII e cuidavam do comércio em larga escala ( o que hoje
poder ser o comércio por atacado).
A
liga de maior destaque foi a Liga Hanseática, que incluía
comerciantes alemães. Com cerca de 80 cidades, entre elas Hamburgo e Dantzig.
Com
o aumento do comércio houve um aumento das atividades financeiras. Com : troca
de dinheiro, financiamentos e empréstimos. Neste comércio o produto de
negociação era o próprio dinheiro. Por isso os “ trocadores de dinheiro”(
banqueiros) eram importantes nas feiras. Pois nelas, não haviam padronização de
moedas. Logo esses comerciantes pesavam, avaliavam e trocavam os mais variados
tipos de moedas.
alunas: sulamita de melo santos
rebeca Assis
Ana Beatriz
amanda carolina
1º ano 'a'
prof: Fabio pastor
colégio Tiradentes -c.p.m
Esse movimento de mercadorias, fez aumentar o consumo de produtos entre a população. Criando assim um local permanente de venda e compra de produtos: as feiras. Nestes locais a circulação de dinheiro era muito forte. As principais feiras localizavam-se em Champagne, na França e em Bruges, na região dos Flandres, na atual Bélgica.
Quando um cai outro se levanta! Quando Champagne começou a cair,Flandres tomou a frente nos negócios. Passou a ser o principal núcleo comercial do mar do Norte e do mar Báltico. Sendo a região mais destacada comercialmente.
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